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Nação Jeje - Voduns

Nação Jeje - Voduns
A diferença entre Voduns e Orixás, dá-se basicamente em Vodum é Vodum, Orixá é Orixá. Oya não é Vodum Jô, Aziri não é Oxum, Naetê nãoé Yemanja, e assim por diante.
 
Assim como na África, também fazemos Orixás dentro dos templos de Vodum, mas isso não os transforma em Voduns, eles são considerados deuses estrangeiros, aceitos em  nossos templos. Esses Orixás são tão respeitados e venerados quanto os Voduns. Não existe discriminação nenhuma em relação aos dois deuses (Voduns/Orixás).
 
Em templos de Orixás, também encontramos Voduns feitos, a única diferença é que no Jeje, não mudamos os nomes dos Orixás. Para nós Oya, Yansã são conhecida exatamente  como Oya, Yansã. Já os Voduns em templos de Orixás mudam de nome, por exemplo, Vodum Dan/Bessen recebe o nome de Oxumarê, Sakpata recebe o nome de Omolu, etc. Essa diferença também é registrada na Nigéria, então, não é uma atitude iniciada aqui no Brasil.
 
Os Voduns são agrupados por famílias: Savaluno, Dambirá, Davice, Hevioso, que se subdividem em linhagens. A sociedade daomeana é patrilinear e polígena, isto é, dá-se por linha paterna; o homem é casado com diversas mulheres. A sociedade organiza-se em sibs, grupos de irmãos que têm a mesma mãe e o mesmo pai, sem base territorial própria e  subdividem-se em famílias.
 
Nomes dos Deuses Voduns:
*Ayzan - Vodun da nata da terra
*Sogbô - Vodun do trovão da família de Heviosso
*Aguê - Vodun da folhagem
*Loko - É o primogênito dos voduns.dono da joia de mahi que e o
rungbe,vodun do tempo
*Mawu é o Ser Supremo dos povos Ewe e Fon.
*Lissá, que é masculino, e também co-responsável pela Criação.
*Gu, Vodun dos metais, guerra, fogo, e tecnologia.
*Heviossô, Vodun que comanda os raios e relâmpagos.
*Sakpatá, Vodun da varíola.
*Dan, Vodun da riqueza, representado pela serpente do arco-íris.
*Agué, Vodun da caça e protetor das florestas.
*Agbê, Vodun dono dos mares.
*Ayizan, Vodun feminino dona da crosta terrestre e dos mercados.
*Agassu, Vodun que representa a linhagem real do Reino do Daomé.
*Aguê, Vodun que representa a terra firme.
*Legba, O caçula de Mawu e Lissá, e representa as entradas e saídas e
a sexualidade.
*Fa , Vodun da adivinhação e do destino.
*Aziri , vodun das aguas doces.
*Possun , vodun do po e da terra seca representado pelo tigre.
*Buku, Vodun associada à terra, à água e à lama. Os pântanos e as águas lodosas são o seu domínio. Tambem chamada de Nanã Buruku é considerada a mais antiga das  divindades a palavra Nanã ou Nàná é empregada para se chamar de mãe as mulheres idosas e respeitáveis, ou seja, a palavra Nanã significa: "Respeitável Senhora". é a mais antiga das divindades, pois representa a memória ancestral. Mãe de Loko, Sakpata e Becém na dinastia Fon, Nanã está ligada ao mistério da vida e da morte. É a senhora da sabedoria, mais velha que o ferro. Daí, não usar lâminas em seu culto.
 
No Brasil, as casas de santo cultuam todas as famílias, porém, os Voduns são interligados entre si com comportamentos, costumes, gostos e atitudes sempre gerados pelo ancestre ou chefe de da casa.
 
São em torno de 450 Voduns, alguns cultuados no Brasil outros não com o resgate existe a possibilidade de ampliar o culto e voltar a reverenciar Voduns, que tinham desaparecido devido a falta de informações, assim como admitir em nos templos existentes, esses Voduns encontrados.
 
Os vodun-ses da família de Dan são chamados de Megitó, enquanto que da família de Kaviuno, do sexo masculino, são chamados de Doté; e do sexo feminino, de Doné.
 
Os cumprimentos ou pedidos de bençãos entre os iniciados da família de Dan seria:
 
?Megitó Benoí?? Resposta: ?Benoí?;
 
E aos iniciados da família
Kaviuno, ou seja, Doté e Doné seria ?Doté Ao?? Resposta: "Aótin".
 
O termo usado "Okolofé", cuja resposta é "Olorun Kolofé" vem da fusão das Nações de Jeje e de Ketu.
 
Muitos Voduns Jeje são originários de Ajudá. Porém, o culto desses voduns só cresceram no antigo Dahomé.
 
Muitos desses Voduns não se fundiram com os orixás nagos e desapareceram totalmente.
 
O culto da serpente Dãng-bi é um exemplo, pois ele nasceu em Ajudá, foi para o Dahomé, atravessou o Atlântico e foi até as Antilhas.
 
Quanto a classificação dos Voduns Jeje, por exemplo, no Jeje Mahin tem-se a classificação do povo da terra, ou os voduns Caviunos, que seriam os voduns Azanssu, Nanã e Becém.
 
Temos, também, o vodun chamado Ayzain que vem da nata da terra. Este é um vodun que nasce em cima da terra.
 
É o vodun protetor da Azan, onde Azan quer dizer "esteira", em Jeje. Achamos em outro dialeto Jeje, o dialeto Gans-Crus, também o termo Zenin ou Azeni ou Zani e ainda o Zoklé. Ainda sobre os voduns da terra encontramos Loko.
 
Ele apesar de estar ligado também aos astros e a família de Heviosso, também está na família Caviuno, porque Loko é árvore sagrada; é a gameleira branca, que é uma árvore muito importante na nação Jeje. Seus filhos são chamados de Lokoses.
 
Ague, Azaká é também um vodun Caviuno. A família Heviosso é encabeçada por Badë, Acorumbé, também filho de Sogbô, chamado de Runhó. Mawu-Lissá seria o orixá Oxalá dos yorubás.
 
Sogbô também tem particularidade com o Orixá em Yorubá, Xangô, e ainda com o filho mais velho do Deus do trovão que seria Averekete, que é filho de Ague e irmão de Anaite.
 
Anaite seria uma outra família que viria da família de Aziri, pois são as Aziris ou Tobosses que viriam a ser as Yabás dos Yorubás, achamos assim Aziritobosse.
Última modificação emSegunda, 18 Março 2019 01:44

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